2006-12-10

Wikistória-semana10-relato inicial


Bom, gostei muito de ler o livro Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, e perceber que muitas das suas idéias fazem parte não só da minha prática pedagógica, mas também da prática de muitos colegas, que relataram algumas de suas experiências na wikistória
Sem dúvida Paulo Freire idealiza uma educação socializadora, muito mais voltada para a preparação do aluno para a vida, para a atuação no meio, do que para a acumulação de conhecimentos sem significação. Ele vê o aluno não como objeto, mas como sujeito construtor de sua própria aprendizagem. Sendo o professor muito mais do que transmissor de conteúdos, e sim uma pessoa que proporciona meios para que o aluno busque seu conhecimento e enriqueça a sua cultura, mas também conheça as diferentes realidades da sociedade. O professor é um facilitador dessa aprendizagem.
São tantos os aspectos importantes que podem ser abordados, como a esperança que educadores e alunos jamais podem perder. Esperança nas modificações da sociedade, esperança no potencial de cada indivíduo e esperança na própria educação como instrumento de libertação e transformação. Na minha postagem final vou procurar trazer à tona um maior número de questões relativas ao livro.
Participar da wikistória foi um pouco complicado no início, mas durante a semana, fui tentando, fazendo algumas postagens, lendo os textos dos colegas e acabei por gostar da atividade, afinal foi um meio interessante de conhecermos nossos colegas, trocarmos idéias, experiências e até mesmo compartilharmos algumas angústias pertinentes à nossa profissão.
Foi muito interessante e achei que valeu à pena participar dessa construção coletiva, interagindo com colegas e sentindo que não estamos sozinhos nessa construção de conhecimentos e que além de nossos professores que estão cumprindo muito bem seus papéis de facilitadores, temos colegas e até amigos vivenciando as mesmas angústias, medos e sonhos que nós.