2006-10-28

ECS-6 WeberII


Atualmente, temos no município de São Leopoldo, eleição para diretores, e acho que isso é um ponto muito favorável para a democracia, beneficiando toda a comunidade escolar.
Com certeza, escolhemos nossos diretores considerando vantagens pessoais e benefícios que estes trarão para todo o ambiente escolar. Também levamos em conta o carisma que essa pessoa possui, ou seja, a questão afetiva é também fator decisivo nessas eleições.
Nós professores dentro do ambiente escolar temos um duplo papel, pois segundo a hierarquia somos dominados pela direção, mas somos dominantes dentro de sala de aula.
Não creio que isso seja errado, afinal precisamos seguir as regras impostas pela direção desde que estejam de acordo com as leis que regem o ensino e estejam voltadas ao benefício da comunidade escolar e do processo educativo. Por isso mesmo a importância das eleições, para que não haja abusos de poder e para que toda a comunidade escolar possa participar da construção coletiva do projeto de escola, onde deve haver democracia e respeito às diferenças.
Eu trabalho há seis anos na mesma escola e vivenciei um período sem eleições, onde houve indicação para diretores. Com certeza foi um período onde a escola perdeu muito da sua autonomia e todas as coisas foram muito mais impostas.Mesmo tendo continuado com a mesma pessoa na direção, tivemos um aadministração diferente, porque a direçao sofria um a dominação excessiva do governo e secretaria, seus superiores hierarquicamente. Certamente que houve influência nos processos administrativos e educativos.
Espero que não precisemos mais regredir a esses tempos, onde o poder é usado apenas com o objetivo de se atingir fins pessoais, deixando-se de lado a coletividade e o bem maior.
Mas falando um pouco sobre o nosso papel de "dominantes", acho que devemos estar sempre atentos para não tratarmos nossos alunos como seres submissos que não têm poder, afinal são sujeitos que devem interagir com o meio e com ooutro para construírem seus conhecimentos.
Infelizmente nem todos os professores têm esse cuidado e querem manter sobre seus alunos um poder absoluto, não permitindo que estas crianças se desenvolvam, pois tornam-se mecânicas e apenas reproduzem o que lhes é passado. Eu mesma já convivi com esse tipo de professor e fico muito triste por ver que essa dominação ainda existe dentro das escolas que se dizem tão atualizadas.
Absolutamente não é isso que queremos para nossos alunos, pois sabemos que a sociedade precisa de sujeitos críticos, participativos e conscientes que saibam lutar por seus direitos. Esse tipo de sujeito não se molda através da repressão e da manipulação do poder e do conhecimento.
Temos sim que exercer poder sobre nossos alunos, mas de modo que cativemos essas crianças e jovens, mostrando-lhes que podemos ser parceiros na construção coletiva do conhecimento. O professor tem que ser respeitado pela sua conduta ética, pela sua postura de mediador e até mesmo pelo seu carisma para com seus alunos, mas nunca pelo uso e abuso do poder de dominante.

3 Comments:

Blogger Edilaine said...

O professor deve procurar respeito de seus alunos. O poder de dominar os alunos é visto também em minha escola, acredito que os professores ainda tem muita dificuldades de mudar seus valores.

4:43 PM  
Blogger Edilaine said...

dominar os alunos pelo poder do carisma é uma meta a ser atingida pelos professores.ainda a dominação legal é a maioria entre os professores. Valores devem ser modificados.

Um abraço!!!!

5:02 PM  
Blogger Paulo said...

Olá Lisi, tudo bem? Muito bonito o seu blog, bem elaborado, visualmente atraente; um show! Quanto à dominação, concordo: há uma tênue linha que nos separa do papel de dominantes e dominados. Obviamente temos poderes na escola, na sala de aula, no processo de aprendizagem; mas que o usemos sempre de forma a deixar somente as melhores marcas na caminhada de cada aluno a nós confiado.

6:21 AM  

Postar um comentário

<< Home