2006-10-23

ECS 5=Weber

Os três tipos puros da dominação legítima

Segundo Weber a dominação, o ato de exercer poder sobre os outros, pode depender de interesses, vantagens ou prejuízos por parte de quem obedece ou mesmo depender de costumes e tradições, ou ainda basear-se no afeto e admiração pessoal pelo dominante.
Essas relações apoiam-se em bases jurídicas que propiciam a legitimidade.

Dominação Legal-A parte dominante é eleita e seu quadro administrativo é formado por funcionários escolhidos pelo senhor. Esse funcionário apresenta formação profissional e recebe pagamento fixo estipulado de acordo com a importância de seu cargo.
A obediência existe pela regra do estatuto que prevê a quem e como se deve obedecer.Também quem ordena obedece ao criar alguma norma. A obediência ocorre de forma hierárquica de cargos.
Fazem parte deste tipo de dominação as estruturas modernas de estados e municípios e empresas capitalistas privadas.
A burocracia é um tipo puro de dominação legal, mas nenhuma dominação é apenas burocrática, pois os principais cargos das associações políticas não são ocupados por funcionários contratados, mas por monarcas ou presidentes eleitos pelo povo ou por colegiados.

Dominação Tradicional-Ocorre em virtude de crenças nas santidades e poderes senhorais,sendo o tipo mais puro desta dominação, o patriarcal.
O quadro administrativo é formado por servidores( escravos, servos, favoritos e plebeus ).Não ocorre uma seleção profissional.
A obediência ocorre por tradição e fidelidade.
Conforme o quadro administrativo, há duas formas distintas de dominação tradicional:
a) puramente patriarcal-recruta servidores que dependem do senhor patrimonialmente(escravos, servos e eunucos) ou extrapatrimonialmente ( favoritos e plebeus ). Nestes casos o domínio é tratado como direito incontestável do senhor.
b) estrutura estamental-na qual os servidores são independentes e estão investidos em seus cargos por privilégio ou cláusula de acordo jurídico( compra, penhora ou arrendamento ).Neste tipo de dominação o poder senhorial acha-se dividido entre o senhor e o quadro administrativo.

Dominação Carismática-Ocorre em conseqüência da devoção afetiva à pessoa do senhor e aos seus dotes sobrenaturais, faculdades excepcionais, heroísmo ou poder intelectual.
Os tipos mais puros desta dominação são: a do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo.
Os apóstolos obedecem exclusivamente ao líder devido às suas qualidades extraordinárias. Porém, quando este líder perde sua força heróica ou é abandonado pelo seu" deus ", perde também a fidelidade de seus seguidores e seu domínio sobre eles.
O quadro administrativo é formado segundo o carisma e a vocação e não atende as regras de qualificaçãoprofissional ou dependência pessoal.
A administração tem caráter irracional sendo características suas as revelações, ações e decisões particulares. Ou seja, o profeta se vale das escrituras, o guerreiro da força e o demagogo do direito natural.
A sucessão pode se dar de diversos modos como: através de oráculos, designação de sucessor, carisma hereditário, rituais de carisma ou pelo princípio de legitimidade através de eleição.

Certamente que estes tipos de dminação citados na visão de Max Weber influenciaram os modernos tipos de dominação que temos em nossa sociedade.