2006-10-18

Atividade 4-ECS

Vou ser bem sincera, durante a semana passada, meu filho mais novo esteve bem doente e eu acabei me atasando com as atividades. Dei uma lida no que eu já tinha feito, visitei alguns blogs, e fiquei feliz ao perceber que todos os colegas estão conseguindo realizar os trabalhos e deixando seus blogs atrativos e interessantes.
Quero aproveitar para fazer aquele gancho sobre a educação, a violência e Durkheim. Quando Durkheim cita como processo educativo a influência dos adultos sobre as crianças, acho que podemos relacionar ao fato de que, se as crianças são criadas em um ambiente violento, onde os adultos lhe causam sofrimentos por diversos tipos de violência, estas crianças terão tendências a desenvolver e apresentar atitudes violentas, ou seja irõ reproduzir sua vivências.
Também considero relevante o ponto destacado por Durkheim que a educação se diferencia conforme as classes sociais ou regiões. E realmente temos percebido esses efeitos, onde nas periferias, bairros carentes e violentos, é preciso repensar a educação de forma que possamos atender às necessidades dessas crianças, possibilitando-lhes o conhecimento de outras realidades e ultrapassar a barreira de conteúdos, partindo para as vivências e experiências.
Segundo Durkheim a educação teria como principal objetivo preparar a criança para conviver em grupo, tornando-a um ser social e com sentimentos éticos e morais que não são natos no ser humano, mas que a sociedade lhe cobra. Mas será que atualmente a educação da forma como é passada consegue dar conta desse objetivo? Creio que muitas vezes não. As escolas têm se preocupado mais em transmitir conhecimentos fragmentados e preparar os alunos para a competitividade, que têm deixado à margem aquelas crianças que não seguem o ritmo imposto e conseqüentemente acabam sendo excluídas e engrossam as fila sda marginalidade e da violência.
Partindo da definição de Durkheim: "O homem não é humano senão porque vive em sociedade", concluímos que há algo de muito errado nessa sociedade, porque, que tipo de homens estão se formando em nossa sociedade atual, o que tem levado tantos homens a caírem no mundo da violência e da marginalidade?
Certamente é preciso que hajam modificações nas bases da sociedade, e a educação comece realmente apreparar os indivíduos para realizarem as mudanças necessárias.
Se a acumulação da sabedoria humana eleva o homem acima do animal, é preciso que se acumule a cultura da paz, do conhecimento,da igualdade e dos valores , sobrepondo-se às culturas que levam à violência e ao desrespeito ao ser humano no seu todo.

1 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Oli Lisi

Acredito que os textos de Marx te ajudarão a responder algumas destas questões. Enquanto isso, podes levá-las ao nosso forum onde já está se discutindo à luz do pensamento de Durkheim e Weber.

abraço,
Suzana

6:00 PM  

Postar um comentário

<< Home