2006-12-17

Semana12-ECS


Bom eu li o texto Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil e realmente fico impressionada com as diferenças que se apresentam na educação pública e na privada principalmente, mas também vejo grandes diferenças entre estado e municípios. Acho que um dos grandes problemas ainda é a falta de recursos, pois muitas escolas não têm o mínimo recurso material para aproximar sua qualidade ao ensino oferecido pela escola particular, os profissionais contam com pouquíssimos incentivos e cada vez cobra-se menos dos alunos, o que diminui em muito suas chances de ingressr na faculdade pública ou em concursos públicos. è uma grande contradição, mas as vagas da universidade pública acabam ficando para alunos que saem de escolas particulares e até possuem condições de pagar por seus estudos. è preciso que se reveja esta situação em primeiro lugar tentando buscar a qualidade do ensino púbico e também criando leis que proporcionem mais chances para os jovens de classes sociais inferiores freqüentarem a educação superior.
Eu trabalho no município de São Leopoldo e vejo que há uma preocupação em se aperfeiçoar o ensino, qualificando-o. Desde o ano passado foi implementado nas escolas a escolha conjunta de um projeto de escola que deve ser desenvolvido durante o ano letivo, várias escolas receberam os laboratórios de informática, também recebemos jogos e brinquedos pedagógicos entre outras coisas. Durante o ano foram oferecidos alguns cursos de aperfeiçoamento aos professores, enfim há um comprometimento da Secretaria da educação em promover melhorias do ensino.
Acho importante relatar aqui a questão do ensino fundamental de 9 anos que está sendo implementado em toda a rede municipal de São Leopoldo de forma gradativa, com certeza é um avanço na educação, pois na localidade em que trabalho muitas crianças não faziam a pré-escola apesar de a escola oferecê-la. Certamente que será importante para as crianças ficarem um ano a mais na escola. Além de que os recursos destinados ao ensino fundamental serão ampliados.
A questão da valorização do profissional de educaçaõ émuito importante e esse curso oferecido pelo poder público federal vem a trazer muitos benefícios para o profissional que consegue se qualificar e tem a oportunidade de aumentar também a sua renda e para toda a cominidade escolar que passa a contar com um profissional melhor qualificado. Foi uma grande idéia proporcinar essa oportunidade para quem ´já exerce a profissão, mas por diferentes motivos não conseguiu concluir seus estudos.
Para finalizar ainda quero levantar mais um aspecto das políticas educacionais que é a educação de jovens e adultos que tem sido alvo de grandes investimentos por parte dos municípios e do estado. Trabalhei em Esteio por três anos e lá já estava implementado o CEJA um projeto que trazia uma educação bastante diferenciada para jovens e adultos, baseada na rede temática(Paulo Freire). Nos últimos anos São Leopoldo também tem investido na educação de jovens e adultos.
Espero trocar mais idéia scom o meu grupo para construirmos nosso texto final.

1 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

São interessantes as idéias que trazes da tua própria experiência. Certamente elas darão ótima base para o debate no forum.

Será interessante, também, se vocês puderem mais tarde visitar os trabalhos de outros polos para comparar as realidades.

abraço,
Suzana, 26\12

12:47 PM  

Postar um comentário

<< Home