2006-10-05

atividade3semana2

1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill define como educação tudo que fazemos por nós mesmos e o que os outros fazem para aprfeiçoar nossa natureza. Ele dá ênfase inclusive aos efeitos indiretos que possam agir sobre nosso caráter, como clima, formas de governo, etc. Também considera importante a influência de um grupo de homens sobre o outro. Durkheim discorda nesse ponto, pois considera que os fatores diversos não têm como fim próprio a educação, e para ele o que realmente é relevante é a influência que os homens de uma geração exercem sobre suas crianças e adolescentes.

2-Quais as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.
A primeira resposta é de que o objetivo da educação seria proporcionar ao ser humano sua perfeição total, que não é viável, pois nem todos temos as mesmas aptidões.
A segunda hipótese é menos satisfatória, pois define a educação como objeto proporcionador da felicidade própria do indivíduo e de seu semelhante. Sendo a felicidade muito subjetiva ficaria difícil determinar o fim da educação.
O ponto fraco em que incorrem estas definições é que não há uma educação modelo, perfeita e adequada para todos, sem levar em conta as variações que ocorrem atavés do tempo e do meio.
É preciso considerar a história que comprova a imensa variação da educação.

3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo Durkheim para definir educação é necessário levar-se em conta os sistemas educativos atuais e os que já existiram, analisá-los e retirar deles os pontos comuns, formando então um novo conjunto que constituirá o conceito de educação. Para que haja educação é imprescindível a ação dos adultos de uma geração sobre as crianças desta mesma.
Construir uma noção de educação implica em fazermos uma observação histórica, pois o passado da humanidade contribuiu na formação do conjunto de princípios que regem a educação atual.

4-De acordo com Durkheim que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos que levam a sociedade a fazer do homem certo ideal tanto do ponto de vista intelectual como físico e moral, sõ os elementos comuns a toda educação, que se exprimem sob a força de símbolos religiosos ou não.
Todo e qualquer tipo de educação, do rico ou do pobre, a liberal ou a industrial,tem por objetivo fixar na consciência dos educandos um conjunto de idéias sobre a natureza humana, sobre nossos conceitos de direitos e deveres, sociedade e indivíduo, etc. Até certo ponto o ideal da educação é o mesmo para todos e se diferencia a partir dos meios particulares que uma sociedade apresenta.

5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que sucitar na criança?
Esse ideal deve despertar na criança um certo número de estados físicos e mentais indispensáveis a sociedade e seus membros e certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considera necessário aos seus membros. Oconjunto da sociedade e cada meio social é
que definem o ideal a ser realizado.
Sendo assim, a educação tem por objetivo proporcionar e desenvolver na criança os estados físicos, intelectuais e morais que a sociedade política no seu todo e meio específico a que a criança pertence estejam cobrando.

6-Apartir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social;tem por objeto suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
Durkheim conclui que a educação é uma socialização organizada das novas gerações. Nós seres humanos temos nosso ser individual que são nossas relações conosco e o ser social que exprime as concepções do grupo que fazemos parte ( crenças religiosas, práticas morais, tradições e opniões coletivas ). A educação tem como finalidade moldar esse ser social em cada indivíduo, pois o homem não nasce com essas características, e sem a educação, não seria possível essa construção social visto que em nossa natureza não há nada que nos predisponha à moralidade, religiosidade, etc. Ou seja o homem sem a educação voltaria a sua condição animal, pois ele praticamente é humanizado e socializado pela educação.

7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Segundo Durkheim, sociedade e indivíduo são idéia dependentes uma da outra. Quando deseja melhorar a sociedade, o indivíduo também provoca a sua melhora pessoal, o seu crescimento. A educação atavés das ações exercidas pela sociedade também tem por finalidade engrandecer o homem, torná-lo criatura realmente humana, pois se esta sociedade retirasse do homem tudo que lhe oferece, este retornaria à condição animal. O novo ser que a ação coletiva atavés da educação produz em nós, representa o que há de melhor no ser humano. O indivíduo só pode crescer pelo seu próprio esforço, que é sua principal característica. Na verdade o homem não é humano senão porque vive em sociedade, e esta sociedade necessita do homem para continuar progredindo.

1 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Lisiane

Já que estás bem adiantada nas atividades, poderias fazer uma ponte entre o pensamento de Durkheim, a educação e o tema da violência. Penso que seria bem legal.
abraço,
Suzana

7:54 PM  

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